quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MÊS DA BÍBLIA se empenha em tornar conhecida, amada e vivida a Palavra de Deus

Mês da Bíblia 2010 --- Jonas: Conversão e Missão


Setembro é o Mês da Bíblia. Esta comemoração surgiu há 39 anos [1971] por ocasião do aniversário de 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte. Desde então tem destacado a importância da leitura, do estudo e da contemplação das Sagradas Escrituras. 


Dom Eugênio Rixen, Bispo de Goiás e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, comenta que “na verdade, o Mês da Bíblia contribuiu muito para o desenvolvimento da Pastoral Bíblica no âmbito paroquial e diocesano (...)”. 

A cada ano, portanto, a Igreja do Brasil faz de setembro um período muito forte de conscientização, estudo, valorização e reconhecimento da Palavra de Deus que é luz para todo cristão. 

Este ano a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, juntamente com as Instituições Bíblicas escolheram estudar e meditar o Livro de Jonas

Um livro de poucas páginas, com apenas 2 capítulos, mas que por meio dele, o leitor aprende tomando consciência da fraqueza interior do personagem Jonas, diante de sua desobediência à vontade de Deus, como também do seu arrependimento e adesão posterior à ordem recebida.

Uma obediência difícil e perigosa! Um relato marcado pela evangelização e missão. O livro de Jonas inteiro é uma exortação à conversão e à misericórdia, onde o amor e a misericórdia  de Deus se estendem a cada pessoa e deseja a conversão de todos.