“COR é como o olho (dos seres vivos animais) interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; e que corresponde à parte do espectro eletromagnético que é visível (380 a 700 nanômetros - 4,3x10^14Hz a 7,5x10^14 Hz).”
O QUÊ?????
Cor é um fenômeno subjetivo e individual!!!
Você já tinha parado para pensar nisso??? Possivelmente não, não é!?
Acredite é isso mesmo! As cores que dão sentido a tantas coisa em nossa vida, que representam certos grupos socias, que nos indica o belo e o feio, o limpo e o sujo, que compõe o arco-iris, que é motivo de preconceito, que nos orienta, que nos possibilita distinção, interpretam a luz emitida de tudo o que existe e nos cerca...
Existiu um poeta, no século XIX, que se apaixonou por essa questão: Goethe. Ele passou trinta anos tentando por abaixo a teoria de Newton.
E conseguiu, ele descobriu aspectos que Newton ignorara sobre a fisiologia e psicologia da cor.
“Atualmente, o estudo da teoria das cores nas universidades se divide em três matérias com as mesmas características que Goethe propunha para cores: a cor física (óptica física), a cor fisiológica (óptica fisiológica) e a cor química (óptica fisico-química).”
É isso aih...